Make your own free website on Tripod.com
Programa da Manhã
Entrevista da Maria de Vasconcelos

HOME

A Luta pelo PM
Notícias
Chegámos aos Jornais
Os nossos meninos
No antigo site da RC
Best of Vilaret
Coliseu do Porto
Tivolli
Links interessantes
Downloads
Forum
A Saga de Pêro Turjal
Contactos

maria_5.gif

01 - A primeira coisa que faço ao acordar é:
Pensar : "Não é verdade! Já são 5h30? Que horário contra-natura!" com uma ou duas expressões menos educadas pelo meio que não fica bem escrever aqui! Depois desligo o despertador e arrasto-me para o duche.

02 - Onde passei a minha infância...
Na praia e na piscina do Tamariz, na mata do Estádio Nacional, no Cinema Restelo, nos Pastéis de Belém, na Escola de Música e Bailado de Linda-a-Velha, nos campos de férias na Quinta da Cardiga, na Baixa Lisboeta, no Chiado, no Bairro Alto, na Torre de Belém, nos croissants de Algés, nos gelados do Windsurf, no parque infantil da Inatel em Oeiras alguns locais já não existem e quase todos se modificaram

03 - Umas palavras sobre a rádio onde comecei...
Nunca me tinha passado pela cabeça fazer rádio.
Já ouvia a Comercial há 7, 8 anos - a melhor anestesia para suportar o trânsito logo de manhã.
Entretanto veio o "Programa da Manhã" - que coisa maravilhosa! Cheguei a levar um walkman para o trabalho para os ouvir mal tivesse um momentinho livre. Nunca me tinha passado pela cabeça fazer rádio mas a vida tem destas voltas, acabei por vir cá parar. E ainda bem porque é um verdadeiro prazer e um enorme privilégio trabalhar num programa tão bem disposto, com excelentes profissionais e, sobretudo, BOAS pessoas como o Pedro, o Nuno e o Bruno.

04 - E sobre a Rádio Comercial...
Palavras para quê? É a melhor rádio do planeta!
Para mais esclarecimentos, ver resposta à pergunta anterior.

05 - Quando estudava gostava de...
Pensar que um dia os estudos iam acabar.
Quando estudava, adorava as férias. Estudava para despachar os exames e ir de férias o mais cedo possível.
Gostava do resultado final, do "saber". Mesmo as coisas que nos parecem completamente inúteis, depois de aprendidas acabam por ter o seu quê de interessantes.
Se é de matérias que me estão a falar, gostava mais de ciências, de filosofia, de desporto, de artes e de línguas.

06 - E detestava...
Estudar! É do pior! Todo o trabalho até se conseguir saber alguma coisa Detestava o peso dos livros, a carga horária, a pressão de entrada para a Universidade, depois as aulas teóricas (diga-se de passagem, que não fui a quase nenhuma, mas nada de seguirem maus exemplos, meninos!), a sensação que o curso nunca mais acabava. Detestava a obrigação, o ser avaliada, o não poder controlar os parâmetros do júri, a competição absurda entre colegas. Nunca me rendi a ela e competi sempre comigo. É sempre preferível tentar controlar os nossos parâmetros e o nosso melhor será sempre o nosso melhor; não tem que ser o melhor de todos, só tem que ser genuíno. "Comigo posso eu bem" já lá dizia a minha avó. Infelizmente, parece que no mundo dos adultos não é assim que as coisas se passam
Não me lembro de nada que detestasse, mas lembro-me que nunca liguei muito a História e Geografia, que na Faculdade a cadeira de Anatomia I era de facto uma dor de cabeça e que recusei sempre as aulas opcionais de informática. Algo me dizia que o futuro computorizado não era para mim.

07 - Sites Favoritos:
"O que é um computador? Bom, pelo menos a http://www.radiocomercial.iol.pt esta máquina infernal já vai em piloto automático." - escrevia eu em Novembro. Pois bem, não se pode dizer que tenha mudado muito. Entretanto descobri http://www.google.com, que me dá um jeitão para trabalhar e mais 2 sites de dvd: http://www.alapage.com e http://www.futurent.com
Um site que me põe bem disposta é http://www.virtualkiss.com.
Os computadores não constituem um ponto forte na minha vida. Fujo até um bocadinho deles, porque cada vez que me aproximo, há sempre uma avaria. É o magnetismo, dizem parece que o meu não se dá com a virtualidade.

08 - Clube:
Benfica, mas não me perguntem quem são os jogadores, nem o treinador, nem em que lugar estão. Só sei que têm dívidas até ao pescoço e que há para aí uma polémica qualquer sobre a construção do novo estádio. Eu sou mais desportos náuticos.

09 - A melhor comida que me podem dar é:
Cozinha japonesa, iscas, cozido à portuguesa, chocolate quente daquele tipo mousse e pastéis de Belém quentinhos

10 - Férias de sonho são...
Desligar completamente do mundo real. Ouvir outra língua. Sentir outros cheiros. Ver outras cores. Saborear outros paladares. Visitar outra cultura. Não ter preocupações. Sol, sol, sol. Calor, calor, calor. Praia, água, ski aquático. Esquecer-me das horas, dos dias, que tenho que voltar. Gostar de prepará-las (as férias), de as viver, de as recordar. 521 fotografias. Pouca roupa, pés descalços. Dormir bem, sem ser à pressa.
O destino? Pouco importa desde que seja diferente, novo. Mas mesmo que repetido, que seja sempre com a melhor das companhias.

11 - Os dez melhores discos Rock que conheço são...
"Live At Wembley '86" - Queen
"Alchemy" - Dire Straits
"The Joshua Tree" - U2
"All That You Can't Leave Behind" - U2
"The Very Best Of Supertramp" - Supertramp
"Alanis Morissette MTV Unplugged" - Alanis Morissette
"The Science Of Things" - Bush
"Eric Clapton Unplugged" - Eric Clapton
"Zen" - Zazie
"Every Breath You Take: The Classics" - The Police

12 - Os melhores momentos que passei na Rádio:
O meu aniversário, em Dezembro do ano passado (2001). Tive a melhor manhã de aniversário de sempre. As minhas canções preferidas, parabéns a toda a hora, prendas, quase 300 mails, telefonemas dos ouvintes, senti-me muito querida, foi mesmo bom!

13 - A Canção da Minha vida é:
Só uma? ... "Iris", dos Goo Goo Dolls, "La Corrida" e "Je T'aimais, Je T'aime Et Je T'aimerais", de Francis Cabrel, "Hanging By A Moment", dos Lifehouse, "Vambora", de Adriana Calcanhoto, "Letting The Cables Sleep", dos Bush, "Every Breath You Take", dos Police, "Au Diable Nos Adieux" e "Fou de Toi", de Zazie, "O Meu Amor Existe" e "Eternamente tu", de Jorge Palma, "Drops of Jupiter", dos Train, "Problema de Expressão", dos Clã, "Confidentiel", de Goldman, a lista nunca mais acaba

14 - A melhor música para um dia feliz é:
Há quem diga que os momentos felizes deviam ter banda sonora.
Eu acho que eles já têm, é só ouvir. Mas se é mesmo preciso escolher uma, "Beautiful day" dos U2; ou então, num contexto bem diferente, "Lunas Rotas" de Rosana.

15 - E a melhor para um dia cinzento é:
Decididamente algo que torne o dia bem azulão! Nada de melodramas. Isto é, se o "cinzento" fôr metafórico.
Se fôr simplesmente um dia de chuva, "Whatever Gets You Through The Day" dos Lighthouse Family (reparem na capa do álbum!).

16 - Uma mensagem para quem leu este questionário até ao fim:
Por ser verdade e me ter sido pedido, respondo a este questionário que dato e assino.
(qualquer semelhança entre esta frase e o final de um atestado médico, é pura coincidência!)

Lisboa, Fevereiro de 2002

maria_on.gif

maria_3.gif

maria_7.gif