Make your own free website on Tripod.com
Programa da Manhã
O email da relações públicas

HOME

A Luta pelo PM
Notícias
Chegámos aos Jornais
Os nossos meninos
No antigo site da RC
Best of Vilaret
Coliseu do Porto
Tivolli
Links interessantes
Downloads
Forum
A Saga de Pêro Turjal
Contactos

Este foi um dos emails que enviei para TODA A GENTE na Comercial, ao qual obtive as respostas, que poderão ler abaixo, por parte da relações públicas a dona Rute Pinheiro:
 
 
Olá de novo!
 
Como continuo sem uma resposta, vou continuar a insistir:
 
Afinal o que estão a fazer a um produto que eu consumia?
 
Porque mexeram em equipa vencedora?
 
Porque nos tiraram os melhores animadores?
 
Porque nos tiraram o futebol?
 
Porque nos tiraram a Hora do Lobo?
 
E, para finalizar:
 
Caríssimos senhores da administração, que raio de estudo de mercado fizeram?
 
esse estudo levou em conta o perfil dos então ouvintes da comercial?
 
Sabem que tipo de ouvintes vos ouvia?
 
 
Mais uma vez aguardo respostas... até amanhã
 
Sara Jofre

Agora mostro as respostas que recebi, bom como os comentários que fiz às mesmas e que voltei a enviar para a dona Rute Pinheiro (em itálico e entre aspas estão as respostas dela, os meus comentários estão a negrito (ou bold):
 
Data: sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2003 18:28:35
Assunto: Res: FW: as mesmas perguntas...
 
Cara Rute,
 
 Respondendo às suas palavras:
 
«- Ainda não houve nenhum comunicado oficial, se é que se refere a uma nota interna ou externa, mas houve comunicação e publicidade em antena. No entanto, as alterações ainda estão a ser tomadas, mas como é óbvio as especulações vão surgindo.»
 
A publicidade em Antena que refere foi feita já depois da Best Rock FM ter arrancado, logo, depois de muitos ouvintes terem sido apanhados de surpresa e de se sentirem traídos.
 
«- Na antena, algum tempo antes da mudança do programa da manhã, foi comunicado que iria surgir uma rádio "irmã" da rádio rock, inclusivé no próprio programa da manhã, não só pelos mesmos animadores, como também em promoções.»
 
Este tempo antes que refere foram 2 dias e da seguinte forma: no dia 30 de Janeiro às 6h30 da manhã, Pedro Ribeiro abre a emissão do Programa da Manhã com as seguintes palavras: «muito bom dia, hoje é dia 30 de janeiro e é o penúltimo dia do programa da manhã aqui na Rádio Comercial». A mim isto não me parece muito revelador. Antes pelo contrário, parece-me apenas alarmante. No dia 31 de Janeiro também se falou de ser o último dia do programa na rádio Comercial, durante a linha avançada e as últimas palavras que ouvimos dos animadores da manhã foram: «Foi o Homem que Mordeu o Cão, bom dia!» - Se para si isto é revelador, ou algum tipo de comunicado, para mim não passa de uma grande falta de respeito por todos os ouvintes e de uma forma de alarme. Além de fazer apenas com que os ouvintes se sintam traídos e abandonados.
 
«- O fórum foi retirado temporiariamente, não só por problemas técnicos com o sistema, tal era o excesso de mensagens como também pelo excesso de alguns ouvintes que se limitaram a escrever palavras e termos menos próprios, sem sequer opinarem de uma forma construtiva. face a esta falta de respeito achamos por bem interromper o fórum. Para qualquer dúvida, opinião, reclamação existe também o feedback, em que sou eu (Relações Públicas) que respondo aos ouvintes, não sendo necessário recorrer aos e- mail´s dos funcionários e da Administração.»
 
O conceito de forum, caso não saiba, é esse mesmo. É ser um espaço livre onde cada um diz o que pensa. Não deixo no entanto de concordar consigo ao achar que havia mensagens excessivamente violentas. Mas porque não apagar apenas as mensagens com palavras menos próprias deixando o resto do ouvintes comunicarem entre si? quanto ao excesso de mensagens julgo que é natural, dadas as circunstâncias, e é mais uma prova de que algo foi feito da maneira errada. De outra forma as pessoas não teriam sentido tanto a necessidade de se manifestarem num forum.
Quanto ao meus emails, com questões gerais, irem para os funcionários e para a administração, prende-se com o facto de, até esse momento, todo e qualquer email que eu me limitasse a enviar somente para a administração ser, simplesmente, ignorado muitas vezes sem ser lido. Optei assim pela estratégia de chamar a atenção «fazendo barulho» e sendo, como a senhora me chamou, «impertinente». Pelos vistos a estratégia resultou, ou neste momento não estaria a escrever-lhe este email. Por isso é uma estratégia para continuar até porque acho que, quem administra uma empresa que presta um serviço para o público (ainda que não seja público), deve conhecer, minimamente o tipo de consumidores que tem e o tipo de dúvidas que esses consumidores têm. Assim, a minha forma de chegar à administração é passando por todos os degraus até lá.
 
«- Pode e deve continuar, sempre que seja do seu interesse enviar e- mail´s para os animadores, bem como pode ouvir o Programa da Manhã na Best Rock Fm,(caso seja de Lisboa ou Porto) ou pela Internet, em www.bestrockfm.iol.pt
 
Nem eu pretendia deixar de enviar emails aos animadores! quanto a ouvir o Programa da Manhã eu posso continuar a ouvir sim, porque moro na zona de Lisboa, e até lhe digo que gosto bastante mais da música (e da quantidade de música) que o mesmo passa actualmente. Por mim estou bem, obrigada. Mas não consigo calar-me diante de uma injustiça e de uma falta de respeito como a que fizeram aos ouvintes do resto do país. A internet não é solução. Primeiro porque o site não está a funcionar, depois porque a grande maioria dos ouvintes, ouvia o programa no seu percurso de carro até ao emprego... não me parece viável pensar que todos podem levar um computador portátil no carro ligado à internet.
 
 
«- As visitas aos estúdios não estão a ser autorizadas, porque vamos iniciar obras nas instalações da Sampaio Pina, não só para melhorar as nossas condições de trabalho, como também para vos receber e propocionar-vos o maior conforto. Esta informação está inclusivé, disponível no site da Rádio Comercial. É somente esta a nossa razão e não o que têm dito.»
 
Desculpe mas agora vou mesmo ser impertinente e afirmar: Não ofenda a minha inteligência! desde quando as obras são impeditivas de quem quer que seja entrar onde quer que seja? os animadores também vão ficar impedidos de entrar? e os jornalistas? é que se as obras impedem a entrada dos ouvintes, então também impedem a das outras pessoas todas, ou não? e se as obras ainda não começaram porque é que essa proibição já foi implementada?
 
«- A Best Rock FM nasceu precisamente porque foram identificadas as preferências específicas de uma parte do auditório da Comercial. E queremos também dar oportunidade a todos os ouvintes que ouvem todos os estilos musicais e por isso a Rádio Comercial pretende ser mais generalista, sem esquecer a vertente rock e não ser uma imitação da RFM (também como se tem dito...).
 
- Mas...para a "Rádio Rock" não perder a sua casa, nasceu a Best Rock FM, por enquanto só emitida em Lisboa e Porto, mas que em breve tera as suas frequências a nível nacional.»
 
Obrigada pelo esclarecimento. Aceito e compreendo. Mas não posso deixar de perguntar: Para quando então uma frequência nacional para a Best Rock? Porque não divulgam então essa realidade e acalmam todos os ouvintes? se colocarem no site da Best Rock que essa rádio irá passar a nacional daqui a (3?) (6?) meses, ou um ano, talvez as pessoas se acalmem mais e compreendam melhor. É que responder SÓ para o meu email, ou só para as pessoas que enviam emails, não passa a mensagem a todos os ouvintes e eu vou continuar a lutar para que essa mensagem seja transmitida por quem de direito, dando a palavra de honra aos ouvintes que eles irão voltar a ter aquilo que perderam e aquilo que pretendem ter.
 
«- E...penso que terei esclarecido grande parte das suas dúvidas mais impertinentes e já sabe, para qualquer dúvida é este o e mail que deve utilizar, pois a minha função é mesmo esta, ouvir-vos (neste caso ler o que vocês escrevem..) e dar-vos "voz".»
 
Como pode verificar não satisfez totalmente as minhas dúvidas "impertinentes" e, muito menos, a minha vontade de ter um esclarecimento oficial e uma palavra de honra, para que todos os ouvintes possam ter a sorte que eu tenho de continuar a ouvir o melhor rock com os melhores animadores.
 
Grata pela atenção dispensada e desculpe qualquer impertinência
 
Sara Jofre